Ekitaldiak

[EUS] Todas las actividades (viajes, capítulos, conferencias, etc.) realizadas por las diferentes Cofradías a lo largo del tiempo.

Celebraçao XXVIII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela

Celebraçao XXVIII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela

Teve lugar no passado dia 11 de Março em Oliveira do Hospital ( uma cidade do distrito de Coimbra bem junto ao sopé da Serra da Estrela) mais um Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, neste caso o XXVIII, que se realizou, como é norma, concomitantemente com a XXVI Feira/Festa de Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e Outros Produtos de Qualidade.

(Galería de fotos, pulse aquí)

O evento iniciou-se por uma recepção às Confrarias convidadas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através de pequenas alocuções de membros da Chancelaria da Confraria do Queijo Serra da Estrela: do Grande Conselheiro – Pedro Couceiro, do Mestre de Cerimónias – António Serra Amaral e do Grande Escriba – João Madanelo. Seguiu-se, no hall da entrada do referido Salão Nobre, os primeiros contactos degustativos  com o nosso Queijo Serra da Estrela e Requeijão Serra da Estrela ( produzido na ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela) acompanhados da nossa Broa de Milho e de excelente Vinho do Dão.

 

Após o referido momento degustativo, e quando tudo levava a crer que se iria dar inicio ao Desfile, somos surpreendidos pela visita do Sr. Presidente da República Portuguesa – Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, ilustre Confrade de Honra da Confraria do Queijo Serra da Estrela, entronizado no XXVII Capítulo da Confraria em Março de 2016. Após uma breve troca de palavras, registamos algumas fotografias do Sr. Presidente da República com a nossa Confraria e outras Confrarias convidadas, bem como com o Sr. Ministro da Economia – Prof. Dr. Manuel Caldeira Cabral  e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – Prof. José Carlos Alexandrino.

De seguida, então, deu-se inicio ao desfile, em direção ao recinto da Feira onde decorreu uma visita livre.

Já na Capela do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, iniciaram-se as Cerimónias do XXVIII Capítulo, presididas pelo Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela – Manuel Leal Freire. Na mesa, para além do referido Grão Mestre, estava também, o Grande Conselheiro - Pedro Couceiro, o Mestre de Cerimónias – António Serra Amaral, o Grande Escriba – João Madanelo, a Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas – Olga Cavaleiro e o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – Prof.José Carlos Alexandrino. Todo o cerimonial foi apresentado pela Grande Auriga – Joana Figueiredo.

 

A Cerimónia iniciou-se com uns acordes de música tradicional Portuguesa, da responsabilidade do duo de Oliveira do Hospital – Dose Dupla, que a todos surpreendeu pela sua qualidade. Voltaram a intervir, mais tarde, a meio da Cerimónia.

 

A abertura da mesma, esteve a cargo do Grande Conselheiro – Pedro Couceiro, iniciando a sua intervenção, parafraseando o Grão Mestre – Prof. Dr. Manuel Leal Freire, através da leitura de poemas, que ele próprio, era usual fazer neste tipo de Cerimónias, mas que infelizmente nesta, por motivos de saúde, não foi possível. Referiu-se também a questões que estão a dificultar a produção de Queijo Serra da Estrela e da própria Ovelha Serra da Estrela, apelando aos responsáveis para incentivarem mais os Produtores com medidas concretas, nomeadamente, evitando a introdução de raças exóticas em detrimento da nossa Ovelha Serra da Estrela e a valorização do preço do leite da nossa raça autócne. Seguiu-se a intervenção do representante da Queijaria Vale da Estrela – Dr. Jorge Coelho, subordinada ao tema “Alimento Histórico / Um novo desafio", em que aludiu aos motivos e forma em que surgiu o seu projecto Vale da Estrela. A Cerimónia continuou, chegando o momento alto da mesma, ou seja à Homenagem ao Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela e membro da nossa Federação durante largos períodos, ao Homem das Letras e da Cultura,  Prof. Dr. Manuel Leal Freire: iniciou-se a mesma pela intervenção do Mestre de Cerimónias – António Serra Amaral que explicou os motivos pelos quais a Confraria do Queijo Serra da Estrela entendeu promover esta Homenagem, atribuindo o grau de Confrade de Mérito a esta personalidade.

Seguiram-se outras Entidades que entenderam associar-se à Confraria nesta Cerimónia: a A.N.C.O.S.E. através do seu Presidente – Dr. Manuel Marques, o amigo do Homenageado e Chanceler da Confraria do Bucho Raiano – Paulo Batista, o Município de Oliveira do Hospital através do seu Presidente – Prof. José Carlos Alexandrino e as Confrarias presentes ( tanto Portuguesas como Espanholas) através da Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas – Olga Cavaleiro. Todos enalteceram as qualidades impares do Homenageado e a sua figura perfeitamente destacada da nossa Cultura, das Letras e do mundo Confrádico, oferecendo-lhe diversas lembranças.

 

A Cerimónia terminou com entrega de lembranças às mais de 40 Confrarias presentes, das quais, seis, oriundas da nossa vizinha Espanha, bem como aos representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas ( FPCG) e da FECOGA.

 

O XXVIII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela terminou, com o Banquete, na Pousada do Convento do Desagravo, para todos os convidados e Confrarias presentes, deliciando-se com as iguarias que a nossa Ovelha Serra da Estrela proporciona, das quais o Queijo Serra da Estrela é rei. Assim a ementa foi a seguinte:

 ENTRADAS: QUEIJO SERRA DA ESTRELA – Queijaria Vale da Estrela

                        Enchidos da Região

                        Pão de Centeio e Broa de Milho

                        Vinhos do Dão – Milénio da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo

À MESA: Sopa de Feijocas com Couve Galega

                 BORREGO SERRA DA ESTRELA, assado com batatinhas, arroz de

                 miúdos, castanhas e grelos

                IOGURTE DE LEITE DE OVELHA SERRA DA ESTRELA com compota

                de frutos silvestres

BUFFET: QUEIJO SERRA DA ESTRELA

                 REQUEIJÃO SERRA DA ESTRELA com Doce Abóbora

                 Doces e Frutas

AS CONFRARIAS PRESENTES NO CAPÍTULO (MUITO NUMEROSO) ERAM O ONES SEGUINTE:

Queijo Idiazabal de Ordizia (levou, em troca, a representação de FECOGA)

Círculo Gastronómico dos Queijos Asturianos

Anchova de Santoña

Queijo Gamoneu

Queijo Manchego

Queijo da Cantábria

FPCG ( Federação Portuguesa das Confrarias Portuguesas)

Cão da Serra da Estrela

Feijoca de Manteigas

Queijo S.Jorge ( Açores)

Gastronómica dos Açores

Arroz e Sabores de Azeméis ( Oliveira de Azeméis)

Atum de Vila Real de S.António ( Algarve)

Almas Santas da Areosa e do Leitão ( Aguada de Cima)

Papas S.Miguel ( Oliveira de Azeméis)

Bolo Podre e da Gastronomia do Montemuro ( Castro Daire)

Sopa do Vidreiro ( Marinha Grande)

Cabrito e da Serra do Caramulo

 Pinhal do Rei ( Leiria)

Boles Doces, Aguardentes e Licores do Ervedal Beira ( Oliveira do Hospital)

Carolos e Papas de Milho ( Tondela)

Pão, Regueifa e Biscoitos de Valongo

Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores ( Miranda do Corvo)

 Fogaça da Feira ( Santa Maria da Feira)

Bucho Raiano (Sabugal)

Torresmo Beirão ( Vila Franca da Beira – Oliveira do Hospital)

Doçaria Conventual Tentúgal

Broa de Avanca ( Avanca – Estarreja) ,Cabra Velha ( Miranda do Corvo)

Ovelhã ( Guarda)

Real Confraria do Maranho( Pampilhosa da Serra) ,Anho Assado com Arroz de Forno( Marco de Canavezes)

Bucho Recheado de Pedrógão Grande

Ribatejo ( Santarém) ,Frango do Campo ( Oliveira de Frades)

Abóboras ( Soza – Vagos)

Cabrito Estonado ( Oleiros)

Maçã Portuguesa ( Moimenta da Beira)

Sabores da Beira ( Viseu)

Medronho ( Oliveira do Hospital)

Bucho de Arganil

Gastronómica e Enófila de Terras de Carregal do Sal

Nuestra más sincera felicitación a la CONFRARIA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA POR UN CAPÍTULO TAN RICO Y TAN INTENSO.

(Publicado na Juan Manuel Garmendia)

Laguntzaileak
Gobierno Vasco MRW Hotel de Londres Vichy Catalán Hazi Autocares Díez